imagem demonstrativo certificado de energia renovável 2021 recebido por vibra Notícia, Sustentabilidade
~ 2min
Publicado em: 04/05/2022

Vibra recebe certificado de energia renovável

imagem demonstrativo certificado de energia renovável 2021 recebido por vibra

Concedido anualmente, o importante Certificado de Energia Renovável Comerc-Sinerconsult reconhece empresas por utilizarem fontes de energia que são incentivadas pelo governo, como a eólica, a solar, a fotovoltaica, a de biomassa ou, ainda, a proveniente das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Criada para incentivar o consumo limpo entre os consumidores e ajudar na conscientização ambiental da sociedade, além de seguir os padrões internacionais, a certificação registra o consumo de eletricidade a partir das fontes de energia renováveis. Dessa maneira, funciona como um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, sendo considerada o meio mais confiável para reconhecer o consumo de energia oriunda de fontes renováveis.

“A certificação é uma forma de compartilhar com os clientes e a sociedade o que a decisão de consumir energia de fontes renováveis representa em termos de responsabilidade ambiental”, afirma Marcos Elienai Rambor, da área de Engenharia e Manutenção. “Mais do que simplesmente reduzir o custo da energia, a migração permite a escolha de uma fonte que reduza, também, os impactos ambientais. Com a condição da contratação de fontes incentivadas por consumidores especiais, a busca pela economia passou a fomentar algo muito importante: o crescimento das fontes alternativas limpas no país, além de outros benefícios.”

Entre estes benefícios, estão:

  • Conhecer o real impacto da empresa nas emissões que provocam o aquecimento global;
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de ações de melhor desempenho operacional;
  • Criar um ambiente de negócio favorável à minimização de risco regulatório futuro decorrente de política de combate às mudanças climáticas;

Vale destacar que o reconhecimento só ocorre após a realização de cálculos segundo a metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHC), cujo o objetivo é incentivar a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, além de proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para a contabilização das emissões e a publicação dos inventários. Assim, os cálculos feitos de acordo com esta metodologia apontam a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera.

A Vibra possui o Certificado de Energia Renovável Comerc-Sinerconsult  desde 2012, quando a migração para o mercado livre de energia se iniciou.

Pular para o conteúdo